"Se você tivesse acreditado nas minhas brincadeiras de dizer verdades, teria ouvido muitas verdades que insisto em dizer brincando... Falei, muitas vezes, como um palhaço, mas nunca desacreditei da seriedade da platéia que sorria."
(Charles Chaplin)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Sobre o texto '' como filosofar com o martelo'' de de Nietzsche.

           Nesta obra, Nietzsche se propõe a desmascarar velhos ídolos da cultura ocidental, ou seja, velhas noções tidas como verdades incorruptíveis, nos mais diversos campos culturais como a religião, a moral e a ciência. 
Na verdade, o que Nietzsche queria dizer com filosofar com o martelo ou filosofar a marteladas é o seguinte: trata-se de uma metáfora, na qual Nietzsche filosofa como alguém que utiliza um martelo para investigar a partir do som que produzem se determinados ídolos de madeira tem, de fato, algum conteúdo ou se na verdade,"são ocos".
Ou seja, tratam-se de revisitar certos valores culturais disseminados e determinar quais deles são apenas conceitos vazios.
Portanto, para se "filosofar a golpe de martelos" deve-se encarar todas as verdades admitidas pela cultura como ídolos de madeira que devem ser golpeados para revelar seu conteúdo (ou a falta dele).

    


Capa da obra "Crepúsculo dos Ídolos" 
ou "Sobre Como Filosofar com o Martelo" 
de Nietzsche.

     









Esse é o link do livro http://pt.scribd.com/doc/7183388/33/COMO-FILOSOFAR-COM-O-MARTELO , espero que possam dar uma lida. 


Postado por João Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário